Como lidar com os inchaços causados pela máquina de barbear e com os pelos encravados

Embora muitos homens possam sofrer inflamação na pele após fazer a barba, alguns provavelmente desenvolverão algum tipo crónico de inflamação causada por máquinas de barbear, designada Pseudofolliculitis Barbae ou PFB. Esta condição resulta em inflamação na pele após o ato de barbear e pode ser dolorosa. Para tratar a inflamação da pele causada por máquinas de barbear, a Gillette® tem as dicas necessárias para ajudar a minimizar a inflamação e conseguir um barbear confortável.

Para dicas sobre como tratar inflamação que não seja PFB, consulte o nosso artigo sobre ardor e irritação.

Inflamação da pele: em detalhes

A inflamação da pele causada por máquinas de barbear e os pelos encravados começam com uma tendência genética de pelos extremamente crespos. A forma irregular da haste capilar crespa e as curvas em si fazem com que o pelo tenha a tendência de recuar sob a superfície da pele conforme cresce após ser cortado. Este fator genético faz com que seja muito comum o pelo encravado e as irritações da pele causadas pela máquina de barbear em descendentes de africanos ou indo-europeus. É importante ter em atenção que nem todas as irritações da pele causadas por máquinas de barbear são PFB, portanto, se achar que está a sofrer desta condição, um bom primeiro passo é sempre consultar um dermatologista para diagnóstico e tratamento dos sintomas do pelo encravado.

Além dos fatores genéticos, há algumas coisas que podem acontecer durante o ato de barbear que fazem com que tenha maior probabilidade de ter um surto de inflamação causada por máquinas de barbear. Quando a haste capilar está seca, é muito mais difícil para a sua máquina de de barbear cortá-la, levando a mais puxões. Isso não é apenas desconfortável, mas também pode fazer com que as pontas capilares sejam cortadas num ângulo, facilitando a penetração do pelo novamente na pele à medida que cresce e aumenta o risco de surto de inflamação.

Cabello normal Vs Razor Bump causado por re-curl Vs Razor Bump causado por cabello atrapado debajo de la piel

Dicas para minimizar a inflamação da pele durante o ato de barbear:

1

Limpeza:

Prepare-se para o sucesso.

Limpe a pele com uma exfoliação suave e água quente ou use um pincel de barbear antes de fazer a barba. Esta etapa é fundamental para remover a sujidade e o óleo da superfície da pele, e libertar os pelos encravados, permitindo que a máquina de barbear mantenha o contacto adequado com a pele e os pelos.
2

Hidratar:

Suavize para reduzir os puxões.

Hidrate o rosto e use um creme de barbear para ajudar a reter a hidratação da pele. Conforme os pelos absorvem a água, estes dilatam-se e ficam mais suaves, facilitando o corte com a lâmina.
3

Barbear-se:

Deixe a máquina de barbear realizar a sua tarefa.

Passe a máquina de barbear suavemente e deixe que trabalhe por si. Barbeie-se regularmente para evitar que o pelo cresça o suficiente para reentrar na superfície da pele. Usar uma máquina de barbear com várias lâminas de alta qualidade ajuda a minimizar a inflamação da pele após fazer a barba.
4

Manutenção:

Restaure a hidratação.

Fazer a barba pode remover mais do que apenas pelo. A hidratação também pode ser removida, deixando a pele seca, repuxada e irritada. Use um produto pós-barba hidratante para ajudar a repor a hidratação da pele e no pelo facial após fazer a barba.

Limpeza, hidratação, barbear-se e manutenção: estas quatro etapas combinadas com a linha de produtos de cuidados para barbear da Gillette irá dar-lhe o poder de tratar da inflamação da pele causada pela máquina de barbear.

Este artigo foi útil ?


Top de comentários

DAVIDPAIS_926547

EXCELENTE!
Excelente! enquadra-se perfeitamente no uso diário