Cuidar dos pelos faciais e depilá-los
Desde a depilação clássica a um método chamado eletrólise, conheça as vantagens e desvantagens de cada método para remover pelos faciais e como encontrar o melhor para si.
Um guia às abordagens de remoção dos pelos faciais
Método n.º 1: Barbear clássico
Curiosidade: O barbear não faz os pelos crescer mais escuros e espessos, nem de forma mais rápida ou lenta, contrariamente a todos os mitos. Vai fazer a barba pela primeira vez? Deixe-nos mostrar-lhe como funciona.
Contras: Após o barbear, os pelos começarão a crescer com a ponta plana, tornando-os mais percetíveis do que os pelos naturalmente afilados. Além disso, uma vez que os pelos são cortados acima da pele, o crescimento dos novos pelos é visível mais cedo. Podem ocorrer cortes e arranhões se fizer a barba com uma máquina de barbear velha, fraca ou de má qualidade.
Dicas: Lave e esfolie a pele antes do barbear e use bastante preparado do barbear. Depois de barbear, use um hidratante para manter a pele hidratada e suave.
Método n.º 2: Aparar
Aqui, falamos de um aparador elétrico, como o Aparador King C. Gillette.
Prós: Quando é usado corretamente, a remoção dos pelos faciais com um aparador pode ser uma experiência bastante simples e sem dor. Também é apto para barbear a seco, se tiver pouco tempo.
Contras: Não obterá um barbear tão rente como com outros métodos e é possível que fique com uma barba muito curta. Também há a possibilidade de sofrer ardor ao barbear se não usar o aparador corretamente.
Dicas: Evite fazer demasiada pressão ao usar uma máquina de barbear para evitar o ardor ao barbear.
Método n.º 3: Eletrólise
Para esta abordagem à remoção dos pelos, o próprio nome dá uma pista. A eletrólise envolve a passagem de uma corrente elétrica por um folículo piloso, o que impede o crescimento de novos pelos.
Prós: É permanente e nenhum outro método consegue competir com isso. Também funciona para vários tipos diferentes de pele e de cabelo, não implica manutenção nem usa substâncias químicas, e não são necessários cuidados ou recuperação após o tratamento.
Contras: Serão necessárias várias sessões para concluir o processo de remoção completa de pelos e poderá sentir algum desconforto ou dor. Embora sejam raros, também podem surgir potencialmente efeitos adversos, como cicatrizes, pelo que é sempre importante consultar um dermatologista devidamente credenciado.
Dicas: Se sentir curiosidade, marque uma consulta com um dermatologista credenciado. O gelo pode ajudar caso sinta dor após o processo.
Método n.º 4: Depilação a cera
Se não conhece bem a depilação a cera, o nome do processo é bastante revelador. Utilizando cera derretida na sua pele, estas tiras são aplicadas na cera e puxadas na direção contrária ao crescimento do pelo, removendo os folículos pilosos neste processo.
Prós: Uma vez que puxa os pelos desde a raiz, a depilação a cera pode ajudar a livrar-se dos pelos do rosto durante até quatro semanas. Será necessário certificar-se de que os pelos têm, pelo menos, 6 mm de comprimento, antes de proceder à depilação a cera.
Contras: Para não dizer mais… aiiii. A depilação a cera também pode causar pelos encravados, embora esfoliar antes e aplicar hidratante após depilar possam ajudar a evitar o aparecimento desses inchaços. Além disso, se usar qualquer Retin A no seu hidratante, é conveniente evitar a depilação a cera; pode diminuir a espessura da pele, causando vermelhidão e danos ao depilar.
Dicas: Embora possa comprar kits de depilação a cera para usar em casa, é recomendável recorrer a um profissional. Além disso, certifique-se de que o profissional usa uma nova espátula (que aplica a cera) de cada vez, pois isso pode ajudar a prevenir infeções.
Método n.º 5: Depilação a laser
Parece ser de alta tecnologia, mas este método já existe há algum tempo. Utiliza o calor de um laser para remover os pelos. O processo danifica o folículo, pelo que este não cresce com a mesma eficácia.
Prós: Para além da eletrólise, este é o método de remoção de pelos mais duradouro. Também é relativamente indolor comparativamente a métodos como a depilação a cera.
Contras: Este é o método mais caro e embora seja muitas vezes publicitado como sendo permanente, regra geral os pelos voltam a crescer ligeiramente. Também pode demorar várias sessões a aplicar.
Dicas: Recorra sempre a um dermatologista devidamente formado para fazer depilação a laser. O mesmo poderá dispor de alguns produtos recomendados para ajudar a anestesiar a pele durante e após o procedimento. No caso do rosto, lembre-se que a zona acima do lábio superior costuma ser mais sensível à dor.
Cuidados posteriores para a sua pele
Já o dissemos e voltaremos a dizê-lo: o hidratante é tudo. Qualquer que seja o método escolhido, aplicar um hidratante depois é fundamental para ajudar a manter a pele suave a hidratada.
Então, qual será a sua escolha: um barbear rente com uma máquina de barbear? Uma marcação numa clínica de tratamentos laser? Agora, já sabe qual é a diferença. Encontre mais conselhos sobre o cuidado da barba, ou os nossos melhores passos para os cuidados corporais masculinos noutras zonas do corpo.
Este artigo foi útil ?